terça-feira, 10 de abril de 2012

O Cheesecake Todo


Quem já teve que fazer regime para perder peso, sabe o quanto é chato. Cortar uma infinidade de delícias da dieta, diminuir as quantidades, comer coisas leves e apenas em horário determinado são desafios bem difíceis. As refeições passam a ser um compromisso cujo cumprimento exige atenção a detalhes e regras; às vezes até perdem a graça. E quando você vê, já acabou – aguarde mais três horas no mínimo. Porém, levando-se em conta que esse tipo de sacrifício oferece em troca inúmeras vantagens, basta determinação para aguentar. Por um bom motivo, a gente aceita o pouco que vem no prato.

Mas não deveria ser assim para tudo. Aceitamos pouco demais. Contentamo-nos com falta de tempo, com salário ruim, com atenção de menos, com pouquíssimo afeto, com respeito nenhum. Admitimos o excesso de escassez. Vivemos na sociedade do trabalho-antes-do-lazer, e ai de quem fugir do padrão e se divertir tanto quanto (ou mais do que) cumpre em serviço. Oferecemos tempo, energia, dinheiro e paciência, para receber em troca nada além de pouco.

A ideia que a hierarquia nos passa faz com que pensemos que não podemos, não conseguimos - e pior -, que não temos direito. Não apenas em se tratar da autoridade do governo em confronto com a suposta impotência da população, mas também a mídia envia essa mensagem. Qualquer um vira celebridade sem sequer mostrar talento ou mérito, mas é colocado na posição de superior. E, em consequência, o resto vira inferior. Quem fica no nível de baixo entende que não tem voz e não pode fazer as mesmas coisas que quem tem poder, ou melhor, quem aparece.

Esse tipo de visão também rege os mais medíocres círculos sociais. É nítido que em algumas cabecinhas habita a ideia de que quem não satisfaz determinadas condutas impostas virtualmente - sejam elas de âmbito estético, financeiro ou cultural -, não é apto para integrar o seu grupo. Entretanto, o mais espantoso é que esse tipo de pensamento de fato exerce força em quem dele é alvo. Uns se colocam alguns degraus acima dos outros, simplesmente porque assim decidem, e a massa fica olhando lá de baixo, inerte.

Pois cá estou eu, cidadã das mais comuns, exigindo o muito. Não ocupo um cargo de poder, tampouco sou famosa, e muito menos herdeira do Bill Gates. Mesmo assim, não há criatura nesse mundo que possa desmerecer minhas opiniões, anular os meus direitos ou fazer com que me sinta irrelevante. No meu regime, não dispenso o meu espaço. Que fique claro: sou absolutamente contra qualquer sinal de arrogância. É exatamente o equilíbrio entre a modéstia e a autoconfiança que nos proporciona a prerrogativa de, sem invadir o espaço de ninguém, não aceitar pouco à toa. 

Não me venha com atenção pela metade, restos de sentimento, histórias incompletas, respeito em falta. Não aceito migalhas. No caso da dieta, contenho-me. Durante esse período é indispensável gastar mais (calorias) e consumir menos. Mas, veja bem, se for para quebrá-la, me entregar ao maravilhoso mundo do açúcar, que seja com intensidade. Que seja com uma fatia imensa de cheesecake. Ou ele inteiro. Nada menos.



Imagem: Gettyimages

4 comentários:

  1. Sempre com intensidade! Bien ahí! E se for com a minha Tarta de Queso, melhor ainda! haha

    ResponderExcluir
  2. Pô guidi! E eu que ficava desconcertado quando tentava imaginar oq você tanto pensava! hehehehehe
    Gostei demais (muito msm) de ler esse e outros artigos seus. Lamento demais ter passado todo ensino médio sem notar o quão complexa e inteligente você é, pois não teria que filosofar por tanto tempo sozinho! hehehe.
    Abraço!
    Só leia o resto se tiveres saco! kkkkkkkkkkkkkk

    Ah, e aí vai uma dica: Exercício físico aeróbico de média intensidade por uns 15 min consome a quantidade máxima de torta de queijo que seu estômago suporta (empanturrada) - Os músculos se irrigam de sangue para nutri-los e consomem boa parte do açúcar que eventualmente estiver por lá. Isso faz com que a probabilidade de vc adquirir diabetes diminua, pq o músculo não precisa de insulina para que o açúcar o permeie e o excesso de glicose não exceda a produção de gorduras! =D

    ResponderExcluir
  3. Ei, querido. Muito obrigada, de verdade! E gostei da dica, viu? Fiquei feliz, pq faço atividade aeróbica mesmo :) Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Se me permite, só não concordo muito com a parte onde tu se diz uma "cidadã das mais comuns". Penso, com todo respeito e sinceridade, que escrever bem assim como escreves, te faz especial. De resto, está perfeito.

    ResponderExcluir

Agora que você já leu a minha opinião, que tal me contar a sua também? :)