segunda-feira, 16 de abril de 2012

Muito esperto


Então você tem contado umas verdades ao avesso por aí, como quem não quer nada? Converte os fatos em realidades paralelas, flutuantes e impalpáveis? Bobagem. Cria um mundinho em que domina a opinião de todos com frases bem estruturadas, entonação convincente e uma piscadela no final - porque pitada de charme tempera a imagem, não é mesmo? Gênio.

A personalidade foi criada; moldada de acordo com o que for socialmente conveniente. Muda as roupas, o corte de cabelo, a profissão, a mãe. Tudo experimentação, para ver o que agrada mais o público. Confunde pessoa com personagem, porque, ainda que não seja artista, vive do espetáculo. Ensaia as cenas do cotidiano, decora as falas, encarna o eu inventado e fica tudo bem. Não prevê que uma hora deixa-se de ser Johnny para voltar a ser João Guilherme Estrella. Pensa que é eterno. Muito esperto.

Pois bem. Você tem atitude de líder, entra no recinto como se dele fosse dono e todo mundo acredita? Uma pena que integra o time dos fracos, dos inseguros de si mesmos, dos habitantes de armários. Ninguém sabe quem mora ali, por trás da máscara. Há quem note, no entanto, que a figura exposta tem pompa demais. Excesso de sorrisos, de cumprimentos, de vínculos profundos e intensos, nascidos dois minutos atrás. Ninguém soma tantos adjetivos a ponto de a equação resultar em perfeição. Apenas os ilegítimos.

Tem achado graça quando convence com mentiras repentinas, não é mesmo? Confunde enganar com manipular, porque assim acredita que é mais poderoso. Ah, sim. O ludíbrio eleva a confiança que acha que tem. Recebe boa vontade, mas acha mais satisfatório retribuí-la com baboseiras que o põem no domínio da situação. Bom mesmo é ter vantagem sobre todo mundo, passando por cima de quem é do bem, não é? Astuto.

Meus parabéns. A vitrine está montada, brilhando, e a mercadoria é uma só: você, astro! Mas a vida é feita por quem é de pele e osso; independe do figurino. Aos poucos o lobo revela-se cordeiro, embora, pobrezinho, não perceba. E a plateia assiste, sem reação, à sua forma desfigurando-se, pois não há conteúdo para sustentá-la. Senhoras e senhores, o espetáculo é efêmero. 



Imagem: Reprodução.

2 comentários:

Agora que você já leu a minha opinião, que tal me contar a sua também? :)