domingo, 15 de agosto de 2010

Amizade

a.mi.za.de
sf (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor. Antôn: inimizade, ódio, oposição. A. colorida, gír: relação íntima e amorosa, sem compromisso social. Cf amizade-colorida.



Ter um bom relacionamento não significa que ele é, necessariamente, fácil. As diferenças entre as pessoas sempre aparecem e nem sempre de forma pacífica. E mesmo que as pessoas fossem iguais, ainda seria complicado.

Amizade é o tipo de relacionamento que geralmente é "menos difícil". As pessoas se aproximam porque as características lhes agradam, porque há afinidade, ou interesses em comum, ou simplesmente por conveniência - não limitando o uso dessa palavra como pejorativo. A partir disso, nasce um sentimento. Pode ser amor, admiração, afeto... que juntos, formam uma combinação à beira da perfeição. Constituem uma amizade sincera e verdadeira.

O problema é que às vezes - muitas vezes - alguns sentimentos ruins entram na história. Surge o egoísmo, e dele proliferam-se a inveja, o ciúme, a competitividade, a possessividade... Grandes obstáculos na busca de uma estrutura que necessita de altruísmo, parceria, liberdade, aceitação.

A amizade é estar presente nas horas boas e ruins. Saber, mutuamente, que existe alguém com quem contar. Alguém que vai te conhecer, admirar suas qualidades, entender seus defeitos. Uma companhia para se divertir, para dividir alegrias e angústias. Alguém que quer o seu bem, que sabe dar espaço para que você possa ser e fazer o que quiser, mas que está por perto, atento para dar puxões de orelha, disposto a compreender. Tudo isso partindo espontaneamente de cada um.
Não dá para considerar amizades como compromissos concretos. Não é um namoro ou um casamento, durante o qual as pessoas cumprem religiosamente encontros, telefonemas, saídas e conversas. Amigos de verdade não precisam dessa agenda. Nem a distância física pode balançar essa ligação diferente de qualquer outra que vivenciamos.

Às vezes não estamos em nosso melhor momento e não conseguimos oferecer tudo que gostaríamos à com quem convivemos. Isso atrapalha relacionamentos e, mesmo que sem querer, facilmente machucamos as pessoas de quem gostamos. Mas uma amizade é a esperança de sobrevivência de uma união, por ser, provavelmente, o vínculo mais forte que pode existir entre seres humanos.

Um comentário:

Agora que você já leu a minha opinião, que tal me contar a sua também? :)